Depoimentos

Pr. Vagner Vaelatti

Tudo começou quando entrei na igreja há 28 anos, a igreja ainda era muito pequena. Sempre fui uma pessoa que olhava para o futuro e visava um futuro saudável, para mim, para todos. O desejo de criar um braço social nasceu naturalmente, ainda em 1994. Ficou mais forte quando, no final dos anos 2000, estive em Nova York (EUA) para uma reunião e conheci diretrizes maravilhosas para a melhoria da primeira infância. Houve um chamado no meu coração para que eu fizesse algo que modificasse a vida das crianças daqui do Brasil também. Naquela época, haviam muito poucas creches em São Paulo. Começamos a trabalhar no projeto, que só teve o pontapé inicial mesmo em 2013. 

A Igreja Batista Boas Novas existe há 94 anos, tem uma seriedade já bem estabelecida e reconhecida pelo público. Aqui no Brasil, ela foi crescendo e os trabalhos sociais que desenvolvemos pela igreja também. 

Nosso “estalo” foi quando percebemos que existe sim verba para o desenvolvimento de trabalhos sociais sérios, mas que por burocracia ou falta de transparência essa verba ficava sem uso, retornando para o governo. 

Articulamos desde o princípio um projeto sério e transparente e, da primeira creche, conseguimos chegar aos números atuais, seis creches e, futuramente, olhamos para doze. 

Mantivemos os nossos trabalhos em outras frentes. Profissionalizamos pessoas, chegamos a um projeto muito bacana, o ‘Do Talo ao Prato’, desenvolvemos projetos de artesanato para mulheres, fomos um dos pólos de vacinação em São Paulo, com mais de 53 mil pessoas passando pela igreja para se vacinarem. 

Eu sinto que o futuro do Instituto é ser maior que a igreja. E isso é possível de ser feito, sempre com bom senso, responsabilidade e boa gestão.

Pastor Vagner Vaelatti 
Pastor Presidente | Igreja Batista Boas Novas e Instituto Boas Novas

Comecei na administração da Igreja Batista Boas Novas há 15 anos e estou nela há 18. Foi mais ou menos nessa época que o pastor Vagner me contou sobre o plano de criar o Instituto, começamos a pesquisar juntos, mas até então não era um sonho concretizado, só idealizado. O Instituto nasceu como uma área social da própria igreja e sentimos a necessidade de ampliar a nossa área de atuação. Já realizamos vários projetos, teve um em especial que me marcou demais, que fizemos junto com a população surda/muda. Hoje, nossa principal força motriz é com a primeira infância, através das nossas creches. Mas também temos muitos casos bacanas no CEDESP, temos alunos que começaram nos nossos cursos de confeitaria e já foram até pra França. Para mim é maravilhoso trabalhar no Instituto. É um sentido para a vida. Trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade é complexo, mas, como Deus falou com Paulo em I Coríntios, sobre falar de modo excelente, é assim que vejo nosso trabalho aqui. Como se fôssemos feitos novos de novos e agora sim, estamos trabalhando com excelência, para um propósito maior, fazendo algo de modo superior.

Elias Alves Júnior 
Tesoureiro | Igreja Batista Boas Novas e Instituto Boas Novas

elias

Cheguei ao CEDESP em 2022, mas estou no Instituto Boas Novas desde 2021. Sou muito grato ao CEDESP, que hoje vive uma fase de mudanças, bem focado na formação e na capacitação de bons profissionais para qualificar nossos alunos. E olha, é desafiador, porque muitos alunos não possuem nem o básico, vivem numa situação de vulnerabilidade social muito grande, alguns vivenciam até casos de violência doméstica, racismo, possuem uma rede de apoio fragilizada. E nós servimos como essa rede de apoio.

O que me move aqui no CEDESP é a esperança de conquistarmos, através do nosso trabalho, um mundo mais justo, para que todas as pessoas tenham uma casa e o direito de se sentirem bem. Um mundo mais igualitário, justo e humanizado. 

Trabalho com assistência social desde os 18 anos, já tive passagem pela Educação e voltei, de tão apaixonado que sou pelo setor. E estamos na batalha para implementar outros cursos além dos cursos atuais, de logística até mesmo chocolateria.

Torço para que, com os anos, o Instituto se torne uma força ainda mais fortalecida em São Paulo, no ABC e que desenvolva uma metodologia própria. E que continuemos a viver histórias marcantes e que nos fazem ter certeza da força transformadora do nosso trabalho. Já reaproximamos um ex-usuário de cocaína de sua família, por exemplo. Nosso trabalho vai além do curso. Somos uma grande comunidade!

Clodoaldo Oliva
Coordenador de Projetos e Desenvolvimento em Assistência Social | CEDESP

Completei quatro anos no Instituto Boas Novas em março de 2022. Já trabalho como pedagoga há 25 anos, 27 se somar o magistério, tenho o trabalho com a primeira infância como uma missão na minha vida. Já fui professora, coordenadora e diretora de creches da Secretaria Municipal de São Paulo. Numa visita que o Instituto fez para conhecer nosso trabalho, gostaram do que viram e acabei vindo para cá.

Sou suspeita em dizer como me sinto em trabalhar com a primeira infância! É um propósito de vida. Quando sinto que o meu trabalho possibilita o desenvolvimento integral de muitas crianças e suas famílias, meu coração se aquece. A transformação que proporcionamos é diária. Passam muitas crianças por nossas creches, mas não são só as crianças que são transformadas, suas famílias também! 

Poder oferecer a essas crianças a possibilidade de se desenvolverem ainda em seu primeiro contato com a sociedade é maravilhoso! Muitas delas vem de um contexto familiar difícil e têm a oportunidade de conhecer arte, música, vivenciar um convívio de qualidade, são preparadas para a próxima fase educacional, que é o ensino fundamental. 

Torço para que o Instituto Boas Novas se expanda cada vez mais pela cidade, pelo estado, pelo Brasil. A gente que trabalha diretamente na causa, que veste a camisa, consegue ver o benefício dos nossos serviços serem expandidos pela sociedade. 

O Instituto desenvolve uma missão de Deus ao melhorar a vida das pessoas através de suas ações. Seja na creche, CEDESP, seja na rotina diária, é como nosso diretor diz, quando a gente faz, tem que fazer bem feito, porque é pra Deus. Deus está presente em tudo o que realizamos. É fácil? Não! Mas é gratificante.

Silvana Redigolo 
Gerente Educacional | Instituto Boas Novas

DOE

Faça a sua doação direto em nossa conta bancária.

CNPJ. 06.002.151/0001-65

Ag: 2625-5 – C/C: 022269-0